segunda-feira, 14 de junho de 2010

Testes de Sistemas de Proteção, Automação e Controle de Grandes Áreas - Parte 3

Teste Funcional de WAPACS

Teste funcional é a prática mais amplamente aceita nos sistemas de proteção e controle e é necessário para garantir que o WAPACS e cada um dos seus componentes irão funcionar de acordo com o projeto, sob diferentes condições do sistema elétrico.
O entendimento do que é ou não é para ser testado em um sistema complexo é ainda um grande desafio para muitas empresas. E o tempo necessário para assegurar a qualidade do teste funcional se torna cada vez mais uma grande preocupação para assegurar o sucesso da operação do WAPACS.
Com os testes funcionais, as equipes de engenharia, comissionamento e manutenção traduzem os requisitos funcionais em casos de teste executáveis que confirmem o quão bem o WAPACS satisfaz os requisitos em determinado momento ou em quaisquer condições específicas.
Um plano de teste deve ser desenvolvido para construir um conjunto de testes executáveis que irão definir e verificar os requisitos de funcionalidade, fornecendo uma maneira rápida e objetiva para avaliar o desempenho da funcionalidade testada.
Estes testes devem ser executados regularmente para garantir que as modificações funcionais ou upgrades de firmware não alterem a funcionalidade verificada anteriormente.
Uma prática eficaz para a realização do teste funcional envolve a definição de diretrizes para o uso eficiente das tecnologias de testes disponíveis e, em seguida, a implementação e integração dessas orientações no sistema de gerenciamento de ativos.
Para realizar os testes no sistema de forma eficiente, o responsável pelo teste ou o fornecedor deve ter uma prática definida para sua realização. Essa prática deve ser implementada e integrada no processo de engenharia para que ele possa ser usado consistentemente e regularmente em toda a organização. A definição dos testes funcionais deve fazer parte da concepção do WAPACS.
No momento em que se define a funcionalidade de todos os elementos individuais do WAPACS, também deve ser especificado como cada um deles será testado.
Os itens a seguir discutem diferentes métodos para testes funcionais de WAPACS e seus componentes individuais, em função do tipo de teste executado.
Eles incluem algumas definições dos tipos e métodos a serem usados para testes funcionais e teste de aplicações. Uma vez que estamos testando um WAPACS complexo, é claro que métodos e ferramentas para teste de sistema precisarão ser usados.
O teste de sistema é realizado com o sistema completo e integrado para avaliar a sua conformidade de acordo com seus requisitos especificados. Como regra geral, testes de sistema consideram a integração de todos os componentes que passaram com êxito pelos testes funcionais e de integração.
O teste de sistema é feito para todo o sistema de acordo com Especificação de Requisitos Funcionais (Functional Requirement Specification - FRS) e/ou Especificação de Requisitos de Sistema (System Requirement Specification - SRS).
O teste se destina a fazer a avaliação dentro os limites definidos nas especificações e também além desses limites.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário