quinta-feira, 3 de junho de 2010

Testes de Sistemas de Proteção, Automação e Controle de Grandes Áreas - Parte 2

Hiearquia do WAPACS

WAPACS pode ser simples ou complexo com diferentes números de níveis e a hierarquia depende da complexidade do sistema. A figura 1 mostra vários níveis do WAPACS que usa IEDs de proteção multifuncionais como dispositivos nos níveis de monitoramente e execução do sistema. Fig. 1 Diagrama de blocos simplificado da hierarquia do WAPACS

Um WAPACS requer diferentes tipos de comunicação:

•Entre IEDs multifuncionais na parte inferior da hierarquia e o nível de subestação (PACS local)
•Entre WAPACS do mesmo nível
•Entre diferentes níveis do WAPACS
•Entre WAPACS e cargas inteligentes

Todas as interfaces de comunicação citadas acima podem ser baseadas em diferentes protocolos e usar diferentes tipos de links de comunicação.
A norma IEC 61850 desempenha um papel cada vez mais importante devido aos benefícios significativos que as mensagens ponto-a-ponto de alta velocidade desempenham na aplicação dos diferentes elementos funcionais do esquema de proteção, automação e controle.
O conhecimento da hierarquia funcional do sistema e das interfaces entre seus componentes desempenha um papel importante para determinar os requisitos de teste funcional de dispositivos e aplicativos distribuídos.
Eles determinam o limite funcional necessário para descrever o comportamento da subfunção (SF), da função (F) ou do WAPACS completo testado.
O comportamento do sistema, ou de cada um dos seus componentes, precisa ser descrito como a relação entre um conjunto de estímulos aplicados as suas entradas e a alteração do estado das saídas da função, subsistema ou sistema testado.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário