quarta-feira, 21 de abril de 2010

Testes ponta a ponta em Linhas de Transmissão


As proteções de linhas de transmissão devem ser submetidas a testes sistêmicos antes de sua entrada em serviço. Devem ser testadas com aplicação de arquivos de falta com eventos transitórios contendo sinais analógicos secundários de tensões e correntes. Tais arquivos devem ser preparados de forma a possibilitar a injeção simultânea desses sinais nos relés dos terminais das linhas de transmissão testadas.
Esse trabalho, apresentado no SNPTEE em 2003, mostra os procedimentos adotados na realização dos ensaios ponta a ponta envolvendo as linhas de transmissão de 500KV de Cachoeira Paulista-itajubá e Itajubá-Poços de Caldas.
O pioneirismo do teste deve-se ao fato de o mesmo ter sido realizado envolvendo instalações de duas empresas do setor elétrico brasileiro, FURNAS Centrais Elétricas S A e CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais. Atestando assim, a capacidade dos procedimentos adotados de envolver equipes, configurações de instalações e seqüências de fases diferentes nos dois sistemas testados. Nos sistemas de teste foram utilizados equipamentos de teste OMICRON já existentes nas empresas, sincronizados com CMGPS.
Leia mais em: Teste Ponta a Ponta em Proteções das Linhas de Transmissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário