terça-feira, 31 de maio de 2011

Medição de Descargas Parciais


SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE MÚLTIPLOS CANAIS SINCRONIZADOS PARA AVALIAÇÃO DE DESCARGAS PARCIAIS
M. E. C. PAULINO

Apresentado no XIV ERIAC - ENCUENTRO REGIONAL IBEROAMERICANO DE CIGRÉ, esta semana.

Resumo – Este trabalho apresentada definições, descrição dos efeitos, além de técnicas para determinação de descargas parciais. Mostra um sistema de aquisição síncrono multicanal de descargas parciais, onde é possível obter dados a partir de fontes separadas descargas parciais. No teste de descargas parciais, a separação de múltiplas fontes de ruídos é importante para uma análise adequada de descargas parciais. Sistemas de medição de múltiplos canais sincronizados fornecem novos e avançados técnicas de avaliação de descargas parciais como 3FREQ, 3PTRD e 3PARD.

Palavras chave: Transformadores, diagnóstico, descarga parcial, sincronização, testes e ensaios.

INTRODUÇÃO
Devido a crescente pressão para reduzir custos, a indústria elétrica é forçada a manter as antigas instalações em operação por tanto tempo quanto possível. Além disso, os equipamentos elétricos instalados em subestações podem ser solicitados a operar sob diversas condições adversas e não se pode descartar a possibilidade de ocorrerem falhas que deixem indisponíveis as funções transmissão e distribuição de energia elétrica aos quais pertencem. Assim, a checagem regular das condições desses equipamentos torna-se cada vez mais importante, seja no comissionamento, nas atividades de manutenção preventiva ou processos de reparo. Torna-se imperativo a busca de procedimentos e ferramentas que possibilitem a obtenção de dados das instalações de forma rápida e precisa.
Neste trabalho são apresentadas definições, descrição dos efeitos, além de técnicas para determinação de descargas parciais, utilizando equipamentos e procedimentos de última geração. Essas medidas podem ser usadas tanto em laboratórios de ensaios elétricos como em campo.
Os requisitos de hardware para o teste para a realização de medidas adequadas são observados e descritos. As características como taxas de amostragens e imunidade a ruídos são especialmente tratadas na concepção do sistema de teste descrito. Esse trabalho apresenta um novo método que trata a separação entre o sinal medido e o ruído provocado por interferências externas. Assim é possível separar ruídos de diferentes fontes de descargas parciais localizadas no mesmo objeto sob teste. Os sinais de descargas parciais são freqüentemente sobrepostos por pulsos de ruído, fato que faz uma análise dos dados de descargas parciais mais difícil para os especialistas e sistemas de software especializados.
Com o desenvolvimento contínuo de unidades de teste e monitoramento de descargas parciais, os sistemas de análise precisam se tornar mais eficazes e automáticos. Esse trabalho mostra um sistema de aquisição síncrono multicanal de descargas parciais, onde é possível obter dados a partir de fontes separadas descargas parciais, a fim de fazer medições mais confiáveis. No teste de descargas parciais, a separação de múltiplas fontes de ruídos é importante para uma análise adequada de descargas parciais. Sistemas de medição de múltiplos canais sincronizados fornecem novos e avançados técnicas de avaliação de descargas parciais como 3FREQ, 3PTRD e 3PARD.

Entre em contato se você desseja receber esse trabalho completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário