sábado, 19 de março de 2011

Testes em Sistemas de Proteção e Automação baseados na Norma IEC61850

(CrashTestGoose by PACWorld)


Validar um sistema complexo de proteção e automação, ou seja, tornar ou declarar esse sistema válido ou considerá-lo por habilitado para promover a atuação do sistema conforme uma determinada lógica, dentro do desempenho esperado, sempre cria uma série de discussões, podendo trazer mais dúvidas que certezas.
Quando introduzimos as aplicações baseadas na norma IEC 61850 o processo de teste e validação tende a se complicar ainda mais. Soma-se a isso a necessidade dos processos de SMART GRID em usar ferramentas como as da norma IEC61850 para se estabelecer.
Como em qualquer atividade humana, antes de começarmos, precisamos fazer algumas perguntas:
■ O que precisamos fazer?
■ Por quemprecisamos fazer isso?
■ Como podemos fazer isso?
Para definir adequadamente os métodos para testes de complexos sistemas de automação de subestações baseados na norma IEC 61850, é importante determinar corretamente o que é uma definição do sistema, e considerar os métodos de teste de sistema existentes e que está a disposição. Os sistemas complexos não são voltados somente para o domínio de sistemas de energia elétrica. Eles existem na indústria, no setor de comunicações, informática e muitos outros campos. O desenvolvimento das comunicações e de software pode estar diretamente ligado ao desenvolvimento de sistemas complexos que trocam informações entre os diferentes módulos funcionais.
Sistemas modernos de automação de subestações, na realidade, são complexos aplicativos distribuídos de softwares baseado na troca de informações sobre a rede local da subestação. É por isso que há semelhanças significativas entre os testes de ferramentas de software e do teste de sistemas complexos de automação de subestações.
Baseado em trabalhos como:
Testes de Sistemas de Automação de Subestação Complexos Baseados na IEC 61850 (M E C Paulino, A Apostolov – SIMPASE 2007) e
Functional Testing of IEC 61850 based systems (C.Brunner, A. Apostolov – Revista PAC World), dentre outros,
começa aqui uma compilação sobre o assunto que pretende discutir e levar uma luz a batalha que acontece antes do “pode ligar!”.

Veremos mais em http://engenha.blogspot.com/.
Aguardem novas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário