sábado, 11 de dezembro de 2010

Using IEC 61850 for condition monitoring diagnosis and analysis

Em mais uma reunião do Grupo GT A2.03 - Monitoramento e Diagnóstico de Transformadores, realizada no IEE - Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP (Universidade de São Paulo), eu apresentei uma palestra sobre a interação da norma IEC 61850 e os grupos de estudo do Technical Committee 57: Power systems management and associated information exchange que tratam de CMD (Condition Monitoring Diagnosis) com as necessidades de monitoramento. Essas necessidades são descritas como as variáveis elencadas no documento do Gerenciamento de Dados para Monitoramento e Avaliação da Condição Operativa de Transformadores (GDMT)- CIGRÉ – GT A2.23.

O processo de automação já chegou aos equipamentos primários da subestação quando ocorre a digitalização os sinas analógicos (tensão e corrente) e os sinais de comando e controle (por exemplo, os sinais de trip para o disjuntor enviados por mensagens GOOSE através da rede Ethernet).
Agora, auxiliando os processos de monitoramento da condição desses equipamentos, a automação cumpre o papel de viabilizar que as informações desses equipamentos fiquem disponíveis para os algoritmos de diagnóstico.
Nos dois casos, a norma IEC61850 constrói o caminho para a automação desses processos.

Segue um resumo da apresentação:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário