sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate versus futebol

Nenhuma ideia brilhante consegue entrar em circulação se não agregando a si qualquer elemento de estupidez. O pensamento colectivo é estúpido porque é colectivo: nada passa as barreiras do colectivo sem deixar nelas, como real de água, a maior parte da inteligência que traga consigo. Fernando Pessoa

É incrivel como as coisas são ou estão. Cley Scholz, de O Estado de S.Paulo, publica o resultado da audiência de ontem: "O primeiro bloco do debate presidencial na TV Bandeirantes terminou com quatro pontos no Ibope. No mesmo horário, com a transmissão do jogo do São Paulo vs. Internacional, a Globo alcançou 28 pontos. Cada ponto no Ibope significa cerca de 55 mil domicílios. Antes do debate, o programa Polícia 24 horas atingia 6 pontos. As apresentações no início do debate derrubaram a audiência para apenas 2,5 pontos. Ao final do primeiro bloco a audiência atingia média de quatro pontos."

Ainda em tempo, um trecho do Capítulo IX de O PRÍNCIPE, publicado em 1513 por Nicoló Machiavelli:
"...O principado é constituído ou pelo povo ou pelos grandes, conforme uma ou outra destas partes tenha oportunidade: vendo os grandes não lhes ser possível resistir ao povo, começam a emprestar prestígio a um dentre eles e o fazem príncipe para poderem, sob sua sombra, dar expansão ao seu apetite; o povo, também, vendo não poder resistir aos poderosos, volta a estima a um cidadão e o faz príncipe para estar defendido com a autoridade do mesmo. O que chega ao principado com a ajuda dos grandes se mantém com mais dificuldade daquele que ascende ao posto com o apoio do povo, pois se encontra príncipe com muitos ao redor a lhe parecerem seus iguais e, por isso, não pode nem governar nem manobrar como entender..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário