Promover capacidade inventiva, habilidade, talento com engenho e arte. Traçar, idear, inventar e se divertir.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
WG B5.39 Documentation requirements from design to operation to maintenance for DSAS
Fui designado pelo Comite de Estudo B5 – Proteção e Automação - do Cigré Brasil como membro correspondente brasileiro no WG B5.39 Documentation requirements from design to operation to maintenance for DSAS.
Basicamente o Cigré acaba de criar esse novo grupo de trabalho para produzir orientações sobre as exigências de documentação para o ciclo de vida de sistemas digitais de automação de subestação, tendo como foco principal os sistemas baseados na norma IEC61850.
Assim temos que responder a seguinte pergunta: Que tipo de documentação você está recebendo ou enviando para os sistemas baseados na norma IEC61850?
Em primeiro lugar temos que é necessária a documentação de cada etapa da vida de um sistema de automação. E esses documentos são direcionais para diferentes pessoas durante esse ciclo de vida.
Algumas perguntas, elaboradas pelo Coordenador do WG B5.39, Rodney Hughes, servem como exemplo da necessidade dessa documentação e as respostas podem estabelecer o escopo desse trabalho.
• Por exemplo, qual é o equivalente dos diagramas de fiação que o engenheiro de proteção devem aprovar para a construção de um conjunto de dados para representar os GOOSE Dataset e as mensagens publicadas ou subscritas?
• Qual o equivalente da lista de sinais de entrada e saída para o teste do SCADA?
• O que é necessário entregar para os engenheiros de comissionamento?
• Quais as necessidades, o que querem os técnicos de manutenção?
• O que é necessário para uma expansão da subestação realizada por outra pessoa?
• É aceitável apenas das um conjunto de arquivos CID?
• A utilização de um arquivo SCD é suficiente?
• Quais as ferramentas fornecidas?
• O que as ferramentas aceitam como entrada? Importam SSD? Importam SCD?
Sua participação é muito importante para o estabelecimento da boa prática e das recomendações para a melhoria das ferramentas no futuro.
Envie sua opinião, sua experiência ou a descrição de sua prática para mecpaulino@gmail.com. Essas informações serão compiladas pelo Grupo de Trabalho no Brasil e levadas para apreciação do Grupo de Trabalho internacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário