sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Avaliação em Campo de Buchas de Transformadores - Parte 2


Avaliação de Transformadores e Buchas

A avaliação de equipamentos de subestação tem evoluído com a utilização procedimentos e sistemas de teste dotados de técnicas e ferramentas que promovem uma avaliação eficaz e rápida desses equipamentos.
Essa avaliação deve ser aprimorada de forma a garantir o funcionamento contínuo das instalações responsáveis pelo suprimento de energia elétrica.
A estimativa dos custos envolvidos em qualquer tipo de interrupção de energia implica na implantação de programas de manutenção preventiva.Neste caso, o objetivo principal é permitir a avaliação da instalação e equipamentos utilizando novas técnicas e ferramentas capazes de detectar o quanto antes uma possível falha.
Diante do novo modelo do setor elétrico e o advento da parcela variável, as instalações, na sua grande maioria envelhecida, são forçadas a permanecer em operação por tanto tempo quanto possível
Como os equipamentos elétricos instalados em subestações podem ser solicitados a operar sob diversas condições adversas, tais como: altas temperaturas, chuvas, poluição, sobrecarga e dessa forma, mesmo tendo uma operação e manutenção de qualidade, não se pode descartar a possibilidade de ocorrerem falhas que deixem indisponíveis as funções de transmissão e distribuição de energia elétrica aos quais pertencem. Assim, as atividades de comissionamento e manutenção periódica para verificação regular das condições de operação desses equipamentos tornam-se cada vez mais importante. E torna-se imperativo a busca de procedimentos e ferramentas que possibilitem a obtenção de dados das instalações de forma rápida e precisa.
Os trabalhos mostrados aqui foram publicados em diversos eventos nacionais e internacionais, e mostram técnicas de avaliação e testes de transformadores utilizando varredura de freqüências. Por meio da observação do fenômeno do efeito pelicular e do fenômeno da polarização do meio dielétrico, o trabalho avalia a condição do isolamento de transformadores de potência e buchas de alta tensão.

Efeito Pelicular

Efeito pelicular (Skin effect em inglês) é um efeito caracterizado pela repulsão entre linhas de corrente eletromagnética, criando a tendência de esta corrente fluir na superfície do condutor elétrico. Este efeito é proporcional à intensidade de corrente, freqüência e das características magnéticas do condutor *.
Freqüentemente encontrado em sistemas de corrente alternada, o efeito pelicular é responsável pelo aumento da resistência aparente de um condutor elétrico, devido à diminuição da área efetiva do condutor.

*[Ref.R. Robert, “Efeito Pelicular”, Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 22, no. 2, Junho, 2000]

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário