terça-feira, 2 de novembro de 2010

Avaliação em Campo de Buchas de Transformadores - Parte 5

Testes de Manutençaõ em Buchas

Os testes mais comuns realizados em buchas de alta tensão são:

•Medida de fator potência e capacitância do isolamento
•RIV (radio-influence-voltage)
•Resistência de isolamento DC
•Teste do óleo ou da umidade no isolamento

Neste trabalho foi analisada a aplicação dos ensaios de fator de potência e capacitância. Para buchas o teste de fator de dissipação e capacitância é o procedimento de teste de campo mais eficaz para detecção antecipada de sua contaminação e deterioração. Ele também mede a corrente de teste alternada (CA), que é diretamente proporcional à capacitância da bucha.
Novamente a variação de freqüência mostra-se muito eficaz na determinação do grau de degradação do isolamento. O uso de medidas com variação de freqüência do isolamento da bucha é útil para um diagnóstico melhor. As tabelas 1 e 2 mostram as tolerâncias para avaliação de buchas.


As figuras mostram varreduras de freqüência de uma bucha RIP (papel impregnado de resina) nova e na figura a seguir, a verificação de uma bucha envelhecida.
Essas informações devem ser usadas como referência da bucha para comparação futura. A primeira avaliação é realizada com os valores de fator de potência a 60 Hz. Tem-se que os valores aproximados de FP são 0,285 para a bucha nova e 0,465 para a bucha envelhecida.
Dentro dos critérios apontados na tabela 1 a condição da bucha envelhecida é aceitável. Entretanto, o exame da curva estabelecida pela variação de freqüência mostra que a bucha encontra-se em bom estado. As duas avaliações, do valor a 60Hz e da curva de variação de freqüência, complementam a análise.


Resultado de ensaio com variação de freqüência em uma bucha RIP nova [4]

Resultado de ensaio com variação de freqüência em uma bucha RIP envelhecida [4]







Na próxima parte (a última desta série) serão publicados resultados de testes.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário