domingo, 27 de maio de 2012

LINHA VIVA já está no ar !!!


Inédito no Brasil, o Linha Viva é um projeto inovador e único de divulgação tecnológica focado no setor elétrico e que disponibiliza conteúdos com formatação adequada para apresentação em diversas mídias.

O Linha Viva vai levar através da televisão convencional, televisão pela internet, Website, YouTube, Rádio AM/FM e redes sociais, os mais variados assuntos ligados ao setor elétrico.

O Linha Viva é um canal de comunicação privilegiado entre aqueles que têm o conhecimento e o público para assuntos relacionados à geração, transmissão, distribuição, instalação elétrica, automação, iluminação, voz, som e imagem.

Com o carisma e a palavra de quem conhece o setor, Hilton Moreno irá mostrar todo o universo do mundo da eletricidade através de matérias que vão deixar o telespectador atualizado com informações diversas.

Linha Viva, o programa que vai falar diretamente com os profissionais do setor, professores e alunos de cursos especializados e com todo o público que gosta do assunto e quer aprender.


Visite:http://www.programalinhaviva.com.br

Assista o conteúdo completo no YouTube. Clique aqui.

Destaques do último programa:

Agenda: confira os principais eventos, feiras e congressos que acontecem nas próximas semanas.

Circuito fechado: entrevistamos Milena Guirão Prado, Gerente de Marketing do Procobre. Ela nos explicou tudo sobre um projeto de muita utilidade chamado “Programa Casa Segura”.

Cobertura: o Linha Viva esteve no evento de lançamento do “Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras” que trata de quatro das principais normas técnicas utilizadas no Brasil.

Ligação Direta: nosso repórter foi à Rua Santa Ifigênia perguntar se os consumidores procuram pelo “Selo do Inmetro”. E você, sabe o que é o “Selo do Inmetro”?

Ligado na obra: você sabe o que são “Cargas Críticas”? Entenda como funcionam os No-breaks e onde utilizar esses equipamentos.

Sem segredo: você irá conhecer tudo sobre “Cabos Não Halogenados”. Quais os testes utilizados, normas, onde são aplicados e muito mais.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ciclo de Palestras em Smart Grids - UNIFEI

O projeto e a operação de infra-estruturas sustentáveis, tais como as redes de energia elétrica, não podem mais ignorar as crescentes demandas dos usuários mais sofisticados, a escassez de recursos energéticos e as preocupações ambientais.
Dentro deste contexto, o conceito de Smart Grid veio à tona e alguns desenvolvimentos tecnológicos significativos estão ocorrendo em todo o mundo, para alcançar tal objetivo.
Entretanto, não podemos definir Smart Grid com uma simples descrição! Não é uma coisa, mas sim uma VISÃO! E para ser completa, essa visão deve ser expressa de várias perspectivas, tais como suas tecnologias, suas características e seus valores.
Pode-se afirmar que uma rede elétrica inteligente deve ser: mais confiável; mais segura; mais econômica; mais eficiente, ambientalmente mais amigável. Deve ainda permitir a participação ativa por parte dos consumidores, acomodar toda geração e opções de armazenamento, permitir novos produtos, serviços e mercados, proporcionar qualidade de energia para a economia digital, além de antecipar e responder aos distúrbios do sistema (self-healing).
É nesse contexto que o Grupo de Estudos da Qualidade da Energia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá – GQEE/UNIFEI e o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica – CAEEL/UNIFEI – promovem este evento, integrando as diversas áreas deste conhecimento.

Veja mais informações em:
http://www.gqee.locaweb.com.br/gqee/eventos/smartgrids/index.php


Veja aqui a programação completa:
http://www.gqee.locaweb.com.br/gqee/eventos/smartgrids/programacao.php

Veja a apresentação dos palestrantes:
http://www.gqee.locaweb.com.br/gqee/eventos/smartgrids/palestrantes.php

Em uma plantação de Transformadores...


terça-feira, 8 de maio de 2012

CINASE em Belo Horizonte - Manutenção em sistemas industriais

Participe!!
Inscreva-se em www.cinase.com.br

Assista minha palestra na sexta-feira, dia 18 de maio.

Manutenção em sistemas industriais – desafios e tendências

Resumo: Quando tudo funciona, ninguém precisa dela. Quanto algo está errado, a culpa é dela. Estamos falando da Manutenção. Segundo o dicionário Aurélio, manutenção é definida como “as medidas necessárias para a conservação ou permanência de alguma coisa ou de uma situação” ou ainda como “os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas”.
Neste sentido, a manutenção assume grande importância já que se deve inspecionar, comissionar, verificar indisponibilidades e causas de ocorrências visando evitar o seu agravamento ou repetição e acompanhar o desempenho dos equipamentos durante sua vida útil, entre outros fatores. Em função destes aspectos, verifica-se que o sentido do termo “manutenção” é muito mais amplo que a adoção de atitudes visando apenas corrigirem falhas ou defeitos. A combinação ideal almejada e procurada por todos envolvidos com os sistemas de produção é reduzir os custos, mas garantir a disponibilidade dos sistemas e equipamentos. Este é o maior desafio e objetivo permanente das equipes de manutenção. Como atingir esse objetivo? Fatores como formação de profissionais (qualificação, treinamento e reciclagem), procedimentos eficazes (busca pela melhoria contínua, implementação de gerenciamento da manutenção e indicadores) e ferramentas adequadas (técnicas e equipamentos agregados à engenharia de manutenção) integram o caminho para o sucesso do processo de manutenção. Além dos fatores descritos, a discussão do tema passa pela apresentação do cenário atual e das rápidas e constantes mudanças tecnológicas dos equipamentos e sistemas produtivos. Além de relacionar as necessárias mudanças de cultura da Manutenção para acompanhar essas mudanças e garantir a qualidade dos sistemas.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Workshop Internacional com Alex Apostolov - PAC e Smart Grid

Workshop Internacional
“Sistemas de Proteção, Automação e Controle em uma Rede Inteligente”


Aguardamos sua presença no dia 31 de Maio de 2012, das 8:30h às 16:00h, no Hotel PESTANA SÃO PAULO, Salão Bellatrix, no Workshop “Sistemas de Proteção, Automação e Controle em uma Rede Inteligente”.

- Palestras em Inglês com tradução simultânea.
- Inscrições gratuitas.
- Vagas limitadas.
- Almoço não incluso.

LOCALIZAÇÃO:

PESTANA SÃO PAULO – Hotel & Conference Center
Rua Tutóia 77 – Jardins – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3059-5000
Salão Bellatrix

PROGRAMAÇÃO:

08:30-09:00
- Recepção
09:00-11:45
Introdução
- Tendências da Proteção Elétrica no Século 21
- Evolução da Norma IEC61850
- Interfaces de Comunicação para uma Rede Inteligente
11:45–14:00
- Almoço
14:00–15:50
- Aplicações de Sincrofasores para Grandes Áreas de Proteção, Automação e Controle.
- A Engenharia de Sistemas de Proteção, Automação e Controle em uma Rede Inteligente.
- Mudanças nos Requisitos, Métodos e Ferramentas para Teste de Sistemas de Proteção e Controle.
15: 50-16:00
- Encerramento

PALESTRANTE:

Alexander Apostolov, PhD. - OMICRON
IEEE Fellow and Distinguished Lecturer

Possui graduação em Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada. Obteve seu Ph.D. pela Universidade Técnica de Sofia, Bulgária. Possui mais de 30 anos de experiência em proteção de sistemas elétricos, controle e comunicação. Atualmente é o principal engenheiro da Omicron Electronics em Los Angeles, CA. É Fellow e Distinguished Lecturer pelo IEEE e membro do Power Systems Relaying Committee and Substations Subcommittee. Atua em vários Grupos de Trabalho do IEEE PES. Presidiu o comitê “Relay Communications” e hoje preside o Grupo de Trabalho D21: Investigate, Supporting of IEC Standard for Distance Relay Characteristics. Coordenador do CIGRE WG B5.27 e membro de vários outros grupos de trabalho do CIGRE B5. É também o Chairman do Technical Publications Subcommittee of the UCA International Users Group. Detém quatro patentes e é autor e apresentador de mais de 300 trabalhos técnicos. Também é o editor-chefe da Revista PAC World.


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:

Informações adicionais e inscrições poderão ser obtidas com:
Adimarco Representações e Serviços LTDA
Fone: (21) 2494-7140 - Fax: (21) 2494-7141
amanda@adimarco.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Abraço do arto do céu, seu Tinoco!

A viola caipira está chorando...
Se despede Tinoco, com 91 anos vividos e de longe o mais atuante entre os grandes da música caipira no país: 82 anos de carreira!
Junto com Tonico, formaram a dupla com maior longevidade da música caipira nacional. Juntos, fizeram mais de 40 mil shows, cerca de 1 mil gravações, venderam mais de 150 milhões de discos. Foram 60 anos de vida artística interrompidos pela morte de Tonico, em 1994.
Na poesia fácil e na mensagem sincera da música caipira, brejeira, despretensiosa de aplauso, mas esperançosa de ouvidos e corações abertos, “nóis manda um abraço ai pro cê, do arto do céu...”


TRISTEZA DO JECA

Nestes versos tão singelos
Minha bela, meu amor
Prá você quero contar
O meu sofrer e a minha dor

Sou igual o sabiá
Quando canta é só tristeza
Desde o galho onde está
Nesta viola canto e gemo de verdade

Cada toada representa uma saudade
Eu nasci naquela serra
Num ranchinho beira chão

Todo cheio de buraco
Onde a lua faz clarão
Quando chega a madrugada
Lá no mato a passarada

Principia o barulhão
Nesta viola, canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade

Lá no mato tudo é triste
Veja o geito de falar
Pois o Jeca quando canta
Dá vontade de chorar

O choro que vai caindo
Devagar vai se sumindo
Como as àguas vão pro mar